
No âmbito do projeto BIO-PLATEAUX, foram realizadas aulas piloto de água com a ajuda do Canopée des Sciences na Guiana Francesa, em Saint Georges de l'Oyapock e Cayenne em maio e junho de 2021. As condições sanitárias no Suriname e no Estado do Amapá no Brasil não permitiram a realização de atividades de sensibilização para os alunos do outro lado dos rios (Albina e Oiapoque).
O conceito da classe da água permite que os jovens aprendam mais sobre este recurso vital, que é onipresente no Escudo da Guiana. O objetivo é torná-los conscientes das noções do ciclo e da bacia hidrográfica, da incrível biodiversidade que este recurso vital abriga, mas também dos muitos usos e da poluição e dos riscos (inundação em particular).
Toda uma série de atividades científicas foi preparada pelos animadores do Canopée des Sciences para ajudar os estudantes a compreenderem observando, desenhando ou fazendo modelos. Os alunos puderam ver sua área de captação "do céu" através de capacetes de realidade virtual, manusear modelos do ciclo da água, colher amostras de água ao redor de sua escola e depois analisá-las ao microscópio. O encontro com os profissionais do pequeno ciclo da água também foi um destaque das aulas de água.
A preparação dessas aulas piloto de água permitiu o trabalho conjunto com um professor e uma associação do estado do Amapá no Brasil e Suriname, respectivamente. Foram desenvolvidos livros de bordo e cartazes das bacias hidrográficas transfronteiriças para professores e estudantes em francês, inglês e português.
La Canopée des Sciences produziu uma série de fotografias e um filme sobre as aulas de água, disponíveis aqui.